top of page
debate2.png

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, a Sociedade Portuguesa de Entomologia e a Associação BioLiving promovem um debate subordinado ao tema: “Polinizadores: importância, gestão e proteção". Vamos conhecer projetos inspiradores e conversar com membros da academia, da governança local, consultores em produção sustentável de alimentos e entidades que promovem educação e literacia ambientais. Junte-se a nós!
 

O debate decorrerá online, no dia 6 de junho, pelas 21h (aceda aqui).

P1090147.JPG

Sílvia Castro

Investigadora Auxiliar Convidada do Centro de Ecologia Funcional (CFE) e Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. 
 

Doutorada em Biologia pela Universidade de Aveiro, após dois anos no Instituto de Botânica da Academia Checa de Ciências, regressa a Portugal para o CFE onde é atualmente investigadora da Rede de Competências para o desenvolvimento sustentável e inovação no setor Agroalimentar – CULTIVAR e co-coordenadora do FLOWer Lab. 
 

Durante toda a sua investigação dedicou-se à biologia reprodutivas de plantas com flor, inicialmente com o estudo de plantas ameaçadas e plantas invasoras como forma de compreender como a reprodução e as interações planta-polinizador são cruciais para a conservação. Nos últimos anos, tem-se dedicado à polinização e polinizadores em agroecossistemas com o objetivo de perceber os fatores que afetam as comunidades de polinizadores e polinização das culturas e das plantas silvestres para o desenvolvimento de agroecossistemas mais sustentáveis.

Paulo Pereira

Paulo Pereira é músico e botânico, especializado em ecologia , sistemas de informação e flautas. No seu percurso criou o festival Andanças, trabalhou como investigador em Lisboa e Évora, fundou duas empresas de consultoria e mais recentemente foi coautor de diferentes publicações sobre flora de Portugal. É atualmente diretor técnico da NBI, onde tem desenvolvido trabalhos de agroecologia, restauro da natureza e capital natural.

imagem_2022-05-23_153831442.png
ManuelNunes.jpg

Manuel Nunes

Arqueólogo, professor, jornalista free-lancer, autor e membro de diversas ONGs, é natural de Lousada onde exerce, desde 2013, o cargo de Vereador da Câmara Municipal de Lousada com o pelouro do Ambiente e Natureza, entre outros.
 

Enquanto arqueólogo, foi consultor científico e coordenador de diversos projetos de investigação. Em 2006 fundou a revista científica OPPIDUM.
 

É autor de dezenas de artigos científicos e de divulgação, bem como comunicações em congressos na área da Arqueologia, História, Património, Molinologia, Etnografia, Arquebotânica e Geoarqueologia. 
 

Como jornalista e autor na área do ambiente colabora, desde 1994, com diversas edições periódicas nacionais (Fórum Ambiente, Grande Reportagem, Ozono, Ambiente 21, Notícias Magazine, Tribuna da Natureza) onde foi responsável por inúmeros artigos. Publicou, em Portugal e em Espanha, cerca de uma dezena de livros dedicados à divulgação e conservação do património natural. 
 

É fundador e co-coordenador editorial da revista Lucanus, Ambiente e Sociedade, editada pelo município de Lousada desde 2017. 

Andreia Penado

Andreia Penado é licenciada em Biologia Ambiental variante Terrestre (2007) e mestre em Biologia da Conservação (2009) pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Em 2018, completou o doutoramento sobre os efeitos do clima e abandono agrícola sobre as abelhas ibéricas. A tese foi supervisionada por Dave Goulson (Universidade de Sussex -Reino Unido) e Hugo Rebelo (CIBIO – Portugal). Atualmente, é gestora de projetos na Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. 
 

Desde 2011, tem participado em estudos relacionados com a entomologia. Ao longo do seu percurso profissional focou-se particularmente nas abelhas, mas os seus interesses “biológicos” também passam por outros insetos como vespas, moscas-das-flores e moscas-das-frutas, entre outros. Andreia também tem estado envolvida em atividades e artigos de divulgação sobre ciência.

Andreia Penado (002).png
bottom of page